Clipe que será disponibilizado dia 23 de março no YouTube integra o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea que reivindica o protagonismo negro e indígena na música e na cultura brasileira
Na próxima terça-feira, dia 21 de março, às 19h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, Dessa Ferreira realiza o pré-lançamento de “Dois Mundos”, o primeiro de uma série de três videoclipes que integram o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea. Patrocinado pela Natura Musical, o projeto reivindica o protagonismo negro e indígena na música e na cultura brasileira. A data marca, também, o Dia Internacional contra Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matriz Africana e Nações do Candomblé.
Durante o encontro, será feita a exibição do clipe “Dois Mundos”, seguida de uma conversa entre Dessa Ferreira e a cantora, percussionista, produtora cultural e socióloga, Nina Fola, com a participação do público. A gravação estará disponível para acesso público no Youtube da artista. A entrada é franca e interessados(as) em participar podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/pre-lancamento-videoclipe-dois-mundos–dessa-ferreira—musica-afro-indigena-contemporanea__1917391
No dia 23, quinta-feira, haverá o lançamento nacional de ”Dois Mundos” no Youtube. O clipe oferece acessibilidade em Libras e audiodescrição.
“Dois Mundos” tem roteiro e direção de Kaya Rodrigues, produção audiovisual de Luís Ferreirah, direção de arte de Vanessa Rodrigues e coordenação de produção de Silvia Abreu. A música-tema do clipe é uma composição de Dessa Ferreira em parceria com Nina Fola e Bruno Amaral. Com locações no Parque São Pedro, Morro Santana, Bom Jesus e na zona rural de Porto Alegre, o clipe faz referência às cosmogonias africana e indígena, cujo pensamento de mundo compreende uma interação constante entre o mundo físico e o espiritual, partindo da noção de que somos seres integrais e que não separamos o mito do logos.
Em “Dois Mundos” o passado e o presente se justapõem na perspectiva de um futuro a partir das raízes ancestrais. A música e as imagens falam de liberdade, de ancestralidade, da comunicação com o mundo espiritual, por meio dos tambores rituais e do sistema e centro de conhecimento do povo Yorubá, o Ifá. Aspectos da orixalidade e da ancestralidade estão presentes em toda a narrativa do filme, trazendo simbologias e características de diversas etnias, representando a grande mistura de povos africanos e indígenas provocada pela época da colonização do território que a partir da invasão passou a ser chamado de Brasil. O elenco composto por artistas negros e indígenas traz participações especiais de Mestre Churrasco, Daniel Cavalheiro, Nina Fola, Bruno Amaral, Raquel Kubeo, Ìdòwú Akínrúlí, Loua Pacom Oulai Oulai e Vherá Xunú.
Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Cristal, Ianaê Régia, Laddy Dee e Goj tej e goj ror – As Águas São Nossas Irmãs, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 45 projetos até 2021, como Filipe Catto, Tem Preto no Sul, Borguetti e Yamandu, Zudizilla, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil. O projeto é uma realização de Silvia Abreu Comunicação e Gestão Cultural Ltda.
“A música é um potente veículo de conexão. Os projetos selecionados pelo edital Natura Musical representam diferentes pontos de vista e perspectivas e têm o poder de conectar conhecimentos e referências para promover novos imaginários. Essa é mais uma tecnologia social que vai impulsionar mudanças no presente e projetar o futuro”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
O projeto
O trabalho de Dessa Ferreira fala sobre protagonismo negro e indígena na música e na cultura e se propõe a pensar essas duas raízes como base da formação cultural brasileira, que, devido à colonização, foi e segue sendo apagada, desvalorizada e inviabilizada. Sua produção também aborda racismo e etnocídio, bem como o apagamento das referências indígenas e negras na história da sua família, que também se reflete na história de muitas pessoas no Brasil.
Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea consiste na produção de três videoclipes das faixas do álbum Pulso, primeiro trabalho autoral solo da artista brasiliense. Os próximos lançamentos irão ocorrer nos dias 20 de abril e 13 de maio, nas plataformas digitais. Os eventos de pré-lançamento serão realizados nos dias 18 de abril e 13 de maio. Completa o projeto a entrega de três podcasts com convidades especiais.
Sobre Dessa Ferreira
Dessa Ferreira é produtora musical, cantora, compositora, multi-instrumentista, artivista, arte educadora brasiliense e bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Com seu trabalho autoral já participou do Festival Porongos, Festival Morrodália, Circuito Orelhas, Casa Virtual da CCMQ, Sesc Convida, Agulha.R, Pátio Sonoro, entre outros importantes projetos culturais. Em 2020 foi uma das lideranças femininas negras contempladas pelo Programa Marielle Franco, do Fundo Baobá, com o projeto Mulheres Negras e Tecnologia: Produção Musical Enegrecida. No qual recebeu investimento na formação técnica e política e pode desenvolver suas habilidades na área do áudio e da tecnologia.
Dessa Ferreira atua profissionalmente na área da música, cultura e educação há mais de 15 anos, vem participando de diversos coletivos e projetos circulando por quase todo o Brasil, além de alguns países como Argentina, Colômbia, Portugal e Espanha. Também vem atuando na curadoria de festivais e eventos como o Festival São Batuque 2018, Projeto Unimúsica 2019 e da Virada Sustentável de Porto Alegre 2020. Com os grupos Três Marias, Cia Mamulengo Presepada participou de diversos festivais como Pira Rural, SIM SP, Morrostock, Virada Sustentável POA, Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros, Virada Cultural de Pelotas, Sonora Brasil SESC, Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha, Som no Salão, Sonora Mostra de Compositoras, BIME (Portugal).
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical